tradutor
sexta-feira, 23 de março de 2012
O-setai
O-Setai é um presente que as pessoas costumam dar aos o-henros.
Pode ser qualquer coisa e acontece espontaneamente, quando você menos imagina.
É uma tradição por aqui.
Eu recebi meu primeiro o-setai na visita ao monte Koya san, quando Tetsuya san me deu dinheiro (uma boa quantia, por sinal) e um pão que tinha na mochila dele.
Depois disso, a cada dia recebo algo.
Desconto e cuidados no hotel deTokushima quando fiquei gripado antes de começar a caminhar, frutas, doces, chá, umeboshi (ameixa salgada), mapas, listas dos lugares mais baratos para ficar, dicas, uma palavra de alento (gambate!, que quer dizer vamos, força!) e mais coisas que não lembro agora.
Mas teve um o-setai que foi o que mais mexeu comigo.
Ao sair do templo 11, fim do dia longo de caminhada, estava cansado, um pouco irritado até, com frio, fome, sede, quando de repente uma velhinha que eu nem tinha visto de tão baixinha, me chamou e me deu uma moeda de 100 yens da carteira dela e falou um monte de coisas bem legais em japonês, sempre sorrindo. E falava como se eu fosse fluente em japonês.
Não sei o nome dela porque não consegui fazerme entender para perguntar isso. Mas tirei uma foto dela que vou postar no blog.
Depois desse gesto, meu cansaço ficou menor, minha irritação sumiu e fui dormir na boa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que gesto valioso, não pelo valor material, mas, pela manifestação de acolhimento espontaneo...
ResponderExcluirSiga em frente meu irmão.
Muita LUZ !!!
Me desculpe, mas a palavra é "gambare". É uma expressão de apoio e motivação, tipo, Você consegue! Confie na sua vitoria!
ResponderExcluir